segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sucesso na primeira sessão do Cine CCH do ano!

A primeira edição do CINE CCH de 2012 iniciou o ano com uma ótima atmosfera: um filme tocante, e auditório lotado e um debate interessante.
Foi exibido na quinta feira, dia 29 de março, o filme Vermelho como o Céu. Baseado em uma história real, retrata a história de um menino que vem a ficar cego devido a um acidente; após sua chegada a uma escola especial, passa por um período de adaptação e vem a perceber, imaginar e construir narrativas à partir dos sons que escuta.  Suas atitudes e criatividade logo passam a tocar todos à sua volta, indo de encontro com a austeridade da instituição de educação para cegos e da política educacional daquela época.
O filme tocou a todos e impulsionou uma bela discussão no debate que se seguiu. Foi abordada a questão do deficiente visual no espaço escolar e na sociedade, do preconceito a que muitas vezes estão sujeitos e principalmente no quanto ainda é necessário não somente atender e melhorar os serviços, mas sim ouvir e reconhecer o indivíduo deficiente como sujeito ativo de sua história, capaz de tomar decisões, ocupar espaços, e dialogar com a sociedade civil de maneira positiva.

Caso queira tecer alguma consideração ou experiência, deixe seu comentário!

Até o próximo CINE CCH!




2 comentários:

  1. Adriana Hoffmann9 de abril de 2012 18:53

    Muito bom Marcos!! Obrigada!!Foi mesmo bom esse debate!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Foi um sucesso mesmo! Otimo filme e otimo debate!

    ResponderExcluir